Como Deus é grande!

Pensamento: Para todos os que buscam a Deus, todos os que amam ao Senhor, é motivo de alegria para nós saber e pode dizer: “Como Deus é grande”!

Me lembro quando eu era criança e disputavam com meus coleguinhas quem tinha o melhor ou maior pai. Eu dizia que meu pai era grande, ele era o melhor para mim, e eu me alegrava com aquilo.

Deus é nosso Pai e Ele é Grande!! Não há nada que possa detê-lo, não há nada que possa tocar em nós contra a vontade dele e por isso podemos nos alegrar.

Sabemos que somos pobres e necessitados, porém o nosso Libertador é o Senhor que é Grande!

Seu Redentor é o Grande Deus que tem o universo em suas mãos. Ele é quem te ama e cuida de você. Se alegre nele. Porque Ele é grande você não precisa temer nada, só deve ter medo de se distanciar dele. Independente da situação que você se encontra, se alegre por seu Deus ser grande.

Davi, mesmo em meio à dificuldade encontrou alegria em Deus e confiou que Deus poderia e iria livrá-lo.

Ore: Grandioso Deus, Criador dos Céus e da Terra, Amado Pai, me alegro neste dia por saber como o Senhor é grande e não há outro como tu. Posso descansar em tua grandeza e saber que tu estás no controle. Reconheço que sou pó, pequeno e necessitado e peço que pelo teu amor, o Senhor me socorra na minha aflição. Em nome de Jesus, Amém!

Por

Dependência de Deus

Davi fez tudo como o Senhor lhe ordenara. Davi consultou Deus. Podemos observar alguns princípios práticos neste texto.

Ao saberem que Davi tinha sido ungido rei, os filisteus começam a atacar o reino. Isso quer dizer que quando Deus nos levantar para a sua obra os inimigos irão se levantar contra nós. Os filisteus se espalharam para atacar Davi. Os inimigos virão de todos os lados. Devemos, como Davi, buscar estratégias em Deus para atacar os inimigos ou esperar. Deus pode entregar todos os nossos inimigos nas nossas mãos dependendo da nossa postura.

I Samuel 22.1 e 2 – Devemos estar dispostos a liderar pessoas problemáticas como Davi liderou. Estes foram os valentes que venceram os filisteus. Muitas vezes, pessoas que desprezamos, são aquelas que têm um grande potencial em Deus.

Voltando a II Samuel 5, a primeira batalha havia sido ganha, mas os filisteus não haviam desistido. A batalha que achamos que já estava ganha se levanta novamente. Por acharmos que já ganhamos uma batalha, nós temos a tendência de distrair. Devemos estar preparados em todo tempo. Em todo tempo devemos estar buscando a orientação de Deus para tudo em nossas vidas.

II Samuel 23 – Aqui estão os feitos dos valentes de Davi, aqueles que no início eram desprezados pela sociedade da época.

Palavra extraída durante a Escola Adorando 2009
Por Edurado Abreu
Fonte: Adorando

Uma família diante de Deus

I Sm 8.1-4

Deus falou com o menino Samuel, pois não havia quem ouvisse a voz de Deus, nem mesmo Eli, o profeta.

Depois essa criança cresceu, casou-se, e teve profundas experiências com Deus. Ungiu a Saul como primeiro rei de Israel. Depois Samuel entregou a dura palavra de Deus à Saul, após a desobediência deste, sobre a queda de seu reino. Após isso, Samuel se dirige à casa de Jessé sob ordem divina e ungi a Davi como o novo rei de Israel. Samuel viu Davi crescer. Porém, no texto que lemos, vemos os filhos de Samuel perdidos, já no tempo em que este tinha envelhecido.

O plano de Deus é a família, família segundo a Bíblia, segundo o seu próprio propósito. Temos visto no Séc. XXI um desvirtuamento dos princípios dados por Deus, mesmo em um tempo de crescimento quantitativo da Igreja Cristã no Brasil. Aos casados, caso tenham que escolher entre o ministério ou a família, escolham a família. Ao pai, abrace e seja carinhoso com seus filhos, tome atitudes em casa, sem truculência, porém de forma dirigida por Deus. Às mães, independente de trabalhararem ou não, é preciso que passem tempo com seus filhos exercendo o amor de mãe que só elas tem. Aos pais, incluam seus filhos em seus projetos, até mesmo se referindo ao reino de Deus. Nossos filhos são nosso legado, nossa herança, a herança do Senhor pra nós! Lute por sua família, mantenha-a diante d’Ele.

Por Gerson Ortega-Escola Adorando 2012

Dízimo: Os 10% que nunca fará falta

A legitimidade do dízimo:

Tudo pertence á Deus inclusive os 90% que restou do seu salário. Saber usar os 90% é um fator tão determinante quanto usar os 10% para definir sua prosperidade. O que adianta ser fiel em 10% e usar o restante de forma incontrolável e irresponsável, convenhamos é idiotice achar que seremos prósperos se não somos capazes de administrar corretamente os 90% que nos foi confiado.

O dízimo é uma forma que os pastores criaram para ganhar dinheiro?

O dízimo é um dos assuntos mais importantes na vida do cristão. Pode-se afirmar que, se o filho de Deus não for dizimista, jamais prosperará, pois ao deixar de entregar seu dízimo, essa pessoa não somente está desobedecendo ao Senhor, mas também se abrindo para as operações malignas do diabo na área financeira. Se o pastor irá fazer bom uso do dinheiro é um assunto de Deus e o pastor. Mas, se você não está entregando o seu dizimo ao pastor é um assunto de Deus e você?

No ponto de vista divino errado está aquele pastor que usa o dizimo de forma errada da mesma está aquele que rouba à Deus não entregando os dízimos. Ambos deverão no momento oportuno se acertarem com Deus. Se o pastor usar o dizimo erroneamente Deus o considera como um ladrão, exatamente igual aquele que não entrega seus dízimos ao pastor por achar que ele lhe roubará.

Deus nos adverte na Bíblia que, se retivermos o dízimo seremos amaldiçoados. Ciente dessa verdade, o diabo fará de tudo para que cristãos não entenda o porque do dízimo.

O fato de entregar o dizimo não lhe fará mais próspero se você não andar na linha. Para prosperar é preciso entregar seus dízimos e não pecar. Ambos andam de mãos dadas, dizimo e vida sem pecado. Vemos isso em Mateus 5: 23 e 24 – Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.

Vamos entender um pouco melhor sobre “DÍZIMO”.

1) O que é dízimo?

Dízimo é a décima parte de tudo o que ganhamos, quer seja em forma de salários, presentes, doações, e receitas através de ganhos financeiros e investimentos. Um cristão de verdade deve separar 10% desse ganho e entregar a igreja.

2) Qual é o versículo da bíblia que fala que devemos dar o dízimo a igreja?

Gênesis 28: 22 – … então esta pedra que tenho posto como coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.

Malaquias 3: 10 – Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança.

3) Quem foi o primeiro a entregar o dízimo?

O registro mais antigo foi de Abrão, que, depois de vencer uma batalha para resgatar seu sobrinho Ló, encontrou com o rei de Salém (Jerusalém), Melquisedeque, sacerdote do Deus Altíssimo, e a esse entregou a décima parte do despojo. Veja detalhes em Gênesis 14: 14 á 20 – Ouvindo, pois, Abrão que o seu irmão estava preso, armou os seus criados, nascidos em sua casa, trezentos e dezoito, e os perseguiu até Dã. E dividiu-se contra eles de noite, ele e os seus criados, e os feriu, e os perseguiu até Hobá, que fica à esquerda de Damasco. E tornou a trazer todos os seus bens, e tornou a trazer também a Ló, seu irmão, e os seus bens, e também as mulheres, e o povo. E o rei de Sodoma saiu-lhe ao encontro (depois que voltou de ferir a Quedorlaomer e aos reis que estavam com ele) até ao Vale de Savé, que é o vale do rei. E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo. E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra; E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.

Agora veja os versículos de Gênesis 14: 22 á 24 – Abrão, porém, disse ao rei de Sodoma: Levantei minha mão ao SENHOR, o Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra, Jurando que desde um fio até à correia de um sapato, não tomarei coisa alguma de tudo o que é teu; para que não digas: Eu enriqueci a Abrão; Salvo tão-somente o que os jovens comeram, e a parte que toca aos homens que comigo foram, Aner, Escol e Manre; estes que tomem a sua parte.

4) O dízimo foi uma pratica somente do Antigo Testamento?
Apesar de muitos pensarem dessa forma, não. Os apóstolos Mateus e Lucas registraram as palavras do Senhor Jesus sobre o ato de dizimar.

5) Em qual versículo?

Mateus 23: 23 – Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas.

6) Porque o Senhor Jesus não fez uma declaração clara sobre o dízimo?

Fez sim. Veja isso em Lucas 11: 42 – Mas ai de vós, fariseus! porque dais o dízimo da hortelã, e da arruda, e de toda hortaliça, e desprezais a justiça e o amor de Deus. Ora, estas coisas importava fazer, sem deixar aquelas.

7) O dízimo era observado pela primeira igreja cristã?

Certamente que sim. Você poderá ver essa resposta em Hebreus 7: 8 – E aqui certamente recebem dízimos homens que morrem; ali, porém, os recebe aquele de quem se testifica que vive.

8) A quem se deve entregar o dízimo?


O dízimo pertence ao Senhor, portanto, deve ser levado à casa do tesouro, à igreja onde você congrega e se alimenta espiritualmente. Quando o seu dízimo é entregue ao pastor da sua igreja, o pastor recebe a parte material, a pecúnia, e o Senhor Jesus recebe, a parte espiritual, a sua fé e obediência a Ele.

9) Se alguém estiver passando por dificuldades financeiras, poderá tomar emprestado parte do dízimo?

Quando fazemos isso estamos roubando o que pertence a Deus. Portanto, não se deve fazer isso. A Palavra de Deus é clara: Cristão não pode dever coisa alguma a quem quer que seja: Vejamos isso em Romanos 13: 8 – A ninguém devais coisa alguma, senão o amor recíproco; pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei.

10) O que acontece quando uma pessoa não é fiel nos dízimos?

A igreja dica desprovida do valor que lhe foi destinado pelo Senhor e, ao mesmo tempo, o Senhor Jesus não recebe o que Lhe pertence. Desse modo, Ele fica impossibilitado de nos abençoar. Em Malaquias 3: 8 á 12 há advertências a respeito disso: ” Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a nação toda. Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida. Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos. Todas as nações vos chamarão felizes, porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o SENHOR dos Exércitos. ”

11) Como o homem rouba a Deus?

Deus chama o roubo o ato de reter o dízimo.

12) O que acontece quando uma pessoa não entrega o dízimo?

Bom, além de faltar provisão para o sustento da sua igreja, menos pessoas poderão ser alcançadas e salvas.

13) O que acontece quando damos o dízimo corretamente?

Veja a resposta em Malaquias 3: 11 – E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.

14) Qual é o castigo para quem não entrega o dízimo ao Senhor?

Deus não castiga Seu povo, mas adverte-o quanto as leis espirituais que o governa: Malaquias 3: 9 – Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação.

15) Qual maldição a Lei prescreve para quem não entrega do dízimo?

Em Deuteronômio 28, a partir do versículo 15, vemos as consequências da desobediência. São 54 versículos que nos falam de tudo o que passa com aquele que retém a parte do Senhor. Por ser grande não transcreveremos integralmente e, ao lê-las na sua Bíblia você saberá que grande parte delas poderá aplicar-se à sua vida caso não seja um dizimista fiel.

16) Mas Cristo não nos resgatou da maldição da Lei?

Claro que sim. Amém por isso! Em Gálatas 3: 13 nos é garantido isso: Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;
Mas se.., apesar de resgatados não fomos fieis (infiéis), o o nosso resgate não terá sido feito, ou não terá efeito. Não é mesmo?

Devemos entender que: Cristo já levou as nossas iniquidades e as sofreu em nosso lugar. No entanto, muitas pessoas estão indo para o inferno apesar disso, por causa do pecado, pois não aceitam a obra da redenção individualmente.

17) Basta uma pessoa ser dizimista fiel para prosperar?

De jeito nenhum. O desconhecimento das promessas de Deus em relação a prosperidade, principalmente por parte de alguns pregadores faz com que diversos cristãos vivam na miséria. Tudo, mais tudo mesmo do que recebemos de Deus é pela fé. A prosperidade, como a cura, ou qualquer outra benção só é recebida por meio de ato ESPIRITUAL, que consiste em crer nela e tomar posse dela também. É possível uma pessoa ser a maior dizimista da igreja, mas viver em dificuldades financeiras. A Palavra de Deus nos adverte que temos de lutar contra as hostes do inferno, as quais farão de tudo para que não conquistemos o que a Bíblia garante ser nosso: Veja isso em Efésios 6: 12 – pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniquidade nas regiões celestes.

18) Qual é a maior abastança?

O povo de Deus é muito mal-ensinado. Quem é mal-ensinado mal crê, e, por conseguinte, mal recebe. Quem recebe o mal vive sofrendo, sendo privado de tudo o que lhe pertence ou, pior, sendo destruído. Veja o que diz Oséias 4: 6: O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento.
Na Bíblia vemos diversas declarações sobre uma vida abundante, a qual é repleta de bençãos materiais que o Senhor deseja conceder-nos. Porém, Seus servos têm sido ensinados que a riqueza é má, e, portanto, esses acabam crendo que por serem pobre agradam ao Pai.

Vamos aos versículos que dizem ao contrário:

João 10: 10 – O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.

I Pedro 2: 24 – levando ele mesmo os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro, para que mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados.

Malaquias 3: 10 – Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.

Provérbios 5: 18 – Seja bendito o teu manancial; e regozija-te na mulher da tua mocidade.

Salmo 128: 3 – A tua mulher será como a videira frutífera, no interior da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira, ao redor da tua mesa.

O que significa a promessa de repreender o devorador que está em Malaquias 3: 11? ( Também por amor de vós reprovarei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; nem a vossa vide no campo lançará o seu fruto antes do tempo, diz o Senhor dos exércitos.)

As pessoas que não entregam seus dízimos a Deus, também não conseguem ficar com ele. Nesses casos o devorador tem a permissão de recebê-lo. No entanto o devorador não se contenta apenas com os 10%. Ele, o devorador leva muito mais daqueles que não são fieis. Muitos se acham mais inteligentes. Alguns dizem “ eu não sou otário, não vou dar meus dízimos para encher o bolso do pastor.” Contudo, posso garantir-lhe que quem pensa e age assim, é o verdadeiro tolo dessa conversa. Pois, a maldição estará sobre ele, essa será sua recompensa por ser infiel a Deus. O infiel não tem fé de tirar apenas 10% de sua renda e entregá-lo para o sustento da obra do Senhor, porém entrega-o muito mais na farmácia e em outros lugares.

19) Qual é a recompensa por ser fiel?

São muitas, mas ficaremos com as que estão em Malaquias 12: 3 que diz: E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o Senhor dos exércitos.
Além de todas as bençãos materiais, o cristão dizimista fiel sabe que o seu dizimo e ofertas serão usadas para que milhares de pessoas serão salvas pelo seu ato de fé no Deus Altíssimo.
Pense e haja como Jacó, veja em Gênesis 28: 22 – então esta pedra que tenho posto como coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.

Perguntas e Respostas Sobre Dízimos e produzido por doutorfé.com